MAPA – ECO – ECONOMIA INTERNACIONAL II – 53_2024

Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber:

1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação problema Entendendo a Abertura Comercial

Abertura Comercial é a abertura da economia de um país para receber mais bens e serviços importados. Para isso, um dos principais fatores é a redução do imposto de importação.

A abertura comercial de um país, ou seja, sua abertura para a entrada de bens e serviços produzidos por outros países, representa uma transição de uma política econômica mais protecionista e desenvolvimentista para uma política mais liberal.

Essa abertura é raramente tratada de forma absoluta. Embora existam exemplos históricos de países completamente fechados para o comércio exterior, o mais comum é que todo país tenha algum grau de abertura comercial.

A decisão do grau de abertura que será adotado é muito importante, pois ela traz tanto consequências positivas quanto negativas. E, como essa é uma questão com muitas facetas, não existe um consenso sobre qual é o grau ideal.

Por um lado, quando o grau de abertura comercial é mais elevado, a população passa a ter acesso a mais opções de bens e serviços para comprar – e, possivelmente, também a opções de maior qualidade. Por isso, é bom para o consumo.

No entanto, essas compras fazem o dinheiro ser enviado para fora do país, já que o produtor é estrangeiro. Portanto, elas não ajudam a melhorar significativamente as condições internas.

Outro ponto importante é que a presença de mais produtos importados no mercado nacional pode incentivar os produtores nacionais a se desenvolverem e melhorarem, a fim de enfrentar a concorrência. Assim, uma possível forma de criar uma indústria no país é permitindo a entrada de produtos industrializados de fora.

Porém, se a concorrência dos importados é forte – com produtos bons e preços baixos –, o resultado pode ser uma falência em massa dos produtores nacionais que não são capazes de competir. Isso, por sua vez, leva a um aumento na taxa de desemprego e também a uma dependência perigosa dos produtores estrangeiros.

Também é importante levar em consideração que, se o país tem um elevado grau de abertura comercial, mas não é um forte exportador de nenhum produto, ele fica em uma posição fragilizada no cenário internacional.

O ideal é que, mesmo aberto para produtos estrangeiros, o país consiga manter uma balança comercial superavitária, com saldo de exportações maior do que saldo de importações.

Fonte: https://maisretorno.com/portal/termos/a/abertura-comercial. Acesso em: 08 jul. 2024.

(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade

Suponha que você faça parte de uma equipe de analistas de operações cambiais e está analisando o grau de abertura econômica brasileira, de acordo com o exposto anteriormente e nos conhecimentos adquiridos

ao longo da disciplina. Bora resolver a sua Atividade MAPA?!

Uma das formas mais comuns de calcular o grau de abertura econômica é por meio da fórmula: Grau de Abertura = (Exportações + Importações) / PIB

Quanto maior for o resultado desse cálculo, maior será o grau de abertura econômica do país, indicando que a economia está mais integrada ao comércio internacional.

1.  Considerando os dados abaixo, calcule o grau de abertura econômica do Brasil.

Quadro 1. Informações macroeconômicas, Brasil, 2012 a 2023

AnoPIB em Trilhões deDólaresExportações em Bilhões deDólaresImportações em Bilhões deDólares
20122,470241,982225,074
20161,800184,267139,723
20201,480210,707178,337
20232,170344,432263,849

Fonte: Trading Economics e Ipeadata. (1 a 2 linhas)

2.  Entre 2012 e 2016 o grau de abertura econômica do Brasil diminuiu? (1 a 2 linhas)

3.  Entre 2016 e 2020 o grau de abertura econômica do Brasil aumentou? (1 a 2 linhas)

4.  Qual foi melhor desempenho no período? (1 a 2 linhas) IMPORTANTE:

–  A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

–  Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

–  Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

–  Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

–  Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

–  Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo.

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.