Mas, é preciso questionar: de que maneira os consumidores são influenciados em suas escolhas e decisões de compra?
Com o avanço da tecnologia, os consumidores passaram a receber influencias em suas escolhas de compra e consumo não apenas das ações de comunicação e marketing das empresas, mas também, de pessoas, os influenciadores digitais (Betminds, 2024, on-line):
“Um estudo da Qualibest mostra que os influencers já são a segunda maior fonte de informação para a tomada de decisão dos consumidores. Nada menos do que 49% dos entrevistados afirmaram que já consumiram um produto ou serviço porque foram influenciados digitalmente. Para se ter uma ideia, os influencers só ficam atrás das recomendações dadas por parentes e amigos”.
Além disso, a pesquisa ainda aponta que entre o público, com idade entre 18 e 34 anos, já realizou pesquisa de marcas e produtos com base nas opiniões e informações de tais influenciadores.
Você pode acessar mais informações sobre essa ação no link: https://betminds.ag/blog/o-impacto-do-mercado-de-influenciadores-digitais-no-consumo-e-no-mercado-em-geral#:~:text=A%20influ%C3%AAncia%20dos%20influenciadores,-Imersos%20nessa%20realidade&text=Nada%20menos%20do%20que%2049,dadas%20por%20parentes%20e%20amigos.
Nas informações citadas anteriormente, você pode compreender e perceber uma das etapas do Processo de Decisão de Compra, e que envolve o influenciador, ou seja, aquele que é capaz de fornecer informações sobre um determinado produto e/ou serviço, ou até uma marca para o público-alvo de uma organização.
E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas informações.
A CIMED, indústria farmacêutica, e detentora da marca e produtos CARMED, usou as influenciadoras Larissa Manoela e Maísa para alavancar a venda do produto.
Fonte: Valor Econômico (online, 2024)
Em apensas 20 minutos, em uma live, a empresa vendeu 2,7 milhões de unidades do hidratante labial CARMED, realizando um faturamento de 40 milhões (Valor Econômico, 2024).
Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/02/26/cimed-traz-larissa-manoela-e-maisa-para-vender-r-100-milhoes-em-hidratante-labial.ghtml. Acesso em: 27 jun. 2024.
Fonte: https://portalmakingof.com.br/cimed-lanca-carmed-bff-com-maisa-e-larissa-manoela/. Acesso em: 27 jun. 2024.
Além disso, o uso das influenciadoras é capaz de gerar uma imagem, junto ao público da marca e dos produtos, de personificação da marca, criando uma conexão com seus consumidores.
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar a forma como o Processo de Decisão de Compra ocorre, com base em suas influências. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir.
1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender as etapas e o processo que esse executa para realizar suas escolhas. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade I, quando se discute os Papéis de Compra do Consumidor.
Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 10 linhas explicando os papéis, determinados a seguir, e que são desempenhados pelos indivíduos no processo de compra, sendo esses: (1) Iniciador, (2) Influenciador, (3) Decisor, (4) Comprador, (5) Usuário.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor, e seus papéis de compra. Para isso, você deverá pesquisar uma marca, produto e/ou serviço que se utiliza de ações digitais, com o uso de influenciadores, para a venda no mercado.
Pesquise o que está sendo vendido, quem é o/a influenciador/a, e, em seguida, preencha a tabela a seguir:
Obs: não se esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Marca/Produto/Serviço |
(apresente, brevemente, a marca, produto e/ou serviço escolhido, apresentando suas características, preço e local de venda Elabore um texto entre 5 e 10 linhas. |
Influenciador usado na venda |
(Elabore um texto entre 7 e 15 linhas apresentando o influenciador(a) usado na ação de venda da organização. Apresente seu alcance de mercado, número de seguidores, público que atinge, entre outras informações que considere importante e que justifiquem a escolha dessa pessoa para a venda dessa marca, produto e/ou serviço). |
3) Agora é o momento de conhecer o comportamento de compra do consumidor, analisando o que os Influenciadores são capazes de interferir em suas escolhas.
Usando a marca, produto e/ou serviço apresentado anteriormente, pesquisa informações quanto a ação realizada pela empresa, e que teve a parceria com influenciadores digitais. Em seguida, preencha a tabela a seguir com as informações coletadas.
Ação realizada – Imagem |
(apresente aqui a ação de comunicação e marketing realizada pela empresa, em parceria com o influenciador digital escolhido. Apresente uma imagem da ação, bem como seu link para acesso). |
Ação realizada – Descrição |
(em um texto, entre 7 e 15 linhas, descreva a ação realizada, apresentado informações sobre o que vendia, como ocorreu o uso do influenciador e qual o resultado alcançado). |
4) E, por fim, finalize a atividade elaborando um texto, entre 7 e 15 linhas, alisando as informações coletadas e com base no material da disciplina (Unidade IV, página 153) elabora uma discussão quanto a interferência na escolha do público com base nos influenciadores digitais. Emita sua opinião, usando as informações que você coletou na atividade e com base no conteúdo da disciplina. Caso ache necessário, utilize outras fontes de pesquisa (só não esqueça de citá-las).