Conforme o Princípio da Troca de Locard, todo contato deixa uma marca. Isso significa que qualquer tipo de contato entre vítima, ambiente e suspeitos irá promover uma troca de elementos. Isso gera os vestígios que podem ser encontrados em uma cena de crime. Por exemplo, em um crime de violência sexual o autor pode deixar sêmen tanto no corpo da vítima como em vestimentas e no ambiente. Já um crime de agressão física pode gerar sangramento e consequentemente a troca de material genético por manchas de sangue no ambiente, em roupas ou no corpo do outro indivíduo.
É através desses vestígios encontrados no local do crime, em roupas, veículos ou no corpo de um indivíduo que os peritos criminais oficiais vão realizar os exames necessários para redigir seus laudos. Esses terão informações que auxiliam a justiça. Podem fornecer informações importantes acerca da autoria e materialidade dos fatos investigados.
Diante da ampla e diversas áreas de conhecimento envolvidas para as análises de vestígios das mais variadas infrações penais existentes, as ciências forenses aplicam o conhecimento científico para explicar fatos e fornecer dados robustos e técnicos para as investigações criminais. Dentro deste contexto, uma das áreas utilizadas para identificação de pessoas é a análise de impressões dérmicas, podendo ser digitais, palmares, plantares, entre outras. Entre essas, a impressão digital é muito utilizada. Ela serve para individualizar as pessoas desde a emissão de algum documento oficial, até na identificação de cadáver.
Desta forma, quando um crime ocorre é comum tentar encontrar digitais no local. Pode ser realizada a busca de digitais em uma faca utilizada em um homicídio, em uma carta deixada em uma suposta cena de suicídio ou em uma residência furtada, por exemplo. Existem diversos tipos de técnicas empregadas para a revelação de digitais. Cabe ao papiloscopista saber qual deve ser utilizada para cada situação. Podemos utilizar os pós, amido black, violeta genciana, iodo, cianoacrilato, entre outros.
Com o objetivo de aprofundar seu conhecimento nestas técnicas tão importantes, este trabalho solicita que pesquise sobre algumas técnicas utilizadas e responda as perguntas abaixo. Para isso, você poderá utilizar a plataforma MINHA BIBLIOTECA disponível no seu Studeo.
Técnicas a serem pesquisadas: Amido Black, Violeta Genciana, Cianoacrilato e pós.
Técnica Amido Black:
1) Qual é a indicação para a sua aplicação?
2) Como a técnica funciona?
3) Existem prós e contras a sua utilização?
Técnica Violeta Genciana:
1) Qual é a indicação para a sua aplicação?
2) Como a técnica funciona?
3) Existem prós e contras a sua utilização?
Técnica Cianoacrilato e pós:
1) Qual é a indicação para a sua aplicação?
2) Como a técnica funciona?
3) Existem prós e contras a sua utilização?